Durante os dias 19, 20 e 21 de novembro de 2019, o Auditório Clélio Lemos, na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE), recebeu centenas de estudantes e profissionais da área para o VI Encontro Regional dos Estudantes dos Cursos de Administração de Pernambuco (ERECAD). O evento, promovido pelo Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA-PE), teve como tema central “Inovação na gestão das organizações: criando alternativas para resolução de problemas em tempos de crise”.
A proposta do encontro foi proporcionar um espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências entre futuros administradores e especialistas do setor, destacando a importância da criatividade e da inovação como pilares fundamentais para enfrentar os desafios contemporâneos da gestão. Em tempos de instabilidade econômica e transformações sociais aceleradas, o VI ERECAD se firmou como um ambiente propício à construção de ideias e ao fortalecimento da formação acadêmica e cidadã dos estudantes.
A programação teve início na terça-feira (19/11) com a abertura oficial realizada pelo CRA-PE, seguida da palestra “O papel do Administrador no mundo exponencial”, ministrada pelo Adm. Gildo Galindo, e da apresentação de Ana Cantarelli, com o tema “Turbine sua carreira usando seus pontos fortes”, voltada ao autoconhecimento e ao fortalecimento das competências profissionais.
Na quarta-feira (20/11), o destaque ficou por conta da palestra “Liderança que inspira – O futuro da liderança”, ministrada pelo Adm. Carlos Eduardo, que abordou os novos modelos de liderança mais colaborativos, éticos e voltados ao propósito. Na sequência, o Adm. Jefferson Henrique Silva apresentou o Projeto Somos ADM, iniciativa voltada à valorização do profissional de Administração e à construção de uma identidade coletiva fortalecida entre os estudantes e o sistema CFA/CRAs.
Na quinta-feira (21/11), último dia do evento, os participantes acompanharam o case de sucesso da Cervejaria Duvália, apresentado pelo Adm. Mário Acioli, que compartilhou a trajetória da empresa e destacou os desafios e estratégias adotadas para consolidar a marca no mercado regional. Em seguida, o Adm. Robertson Alves conduziu a palestra “Consultoria empresarial como expoente para a gestão da inovação na nova economia”, abordando o papel estratégico da consultoria na transformação dos modelos de negócios e na adaptação das organizações à nova realidade econômica. O evento foi encerrado oficialmente pelo Conselheiro Federal por Pernambuco, Adm. José Carlos Gomes de Souza, que reforçou o compromisso com a formação e valorização dos futuros profissionais da Administração.
O evento contou com patrocínio do Conselho Federal de Administração (CFA) e da Qualicorp, além do apoio da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE), do Sindicato dos Administradores no Estado de Pernambuco (SINAEPE) e da Cervejaria Duvália.
Ao longo de três dias, o VI ERECAD ressaltou o papel dos estudantes como protagonistas da inovação e agentes transformadores da realidade organizacional, preparando-os para atuar com ética, estratégia e visão sistêmica diante das adversidades do mercado.
