No momento você está vendo Fiscalização atuante: CRA-PE solicita retificação de edital de seleção

Fiscalização atuante: CRA-PE solicita retificação de edital de seleção

O Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA-PE) tem como uma de suas principais responsabilidades a fiscalização do exercício profissional na área de Administração. Em cumprimento a essa missão, o CRA-PE protocolou um Ofício nº 146 junto ao SESC/PE no dia 23 de outubro de 2023, solicitando a retificação do Processo Seletivo Externo – PSE/IN nº 02/2023.

A solicitação de retificação se deve ao fato de que, ao analisar o edital do referido processo seletivo, foram identificados cargos, como Analista I – Administrativo (Compras e Patrimônio), Analista III – Licitações e Contratos, e Analista III – Planejamento e Gestão, cujas descrições de atividades incluem tarefas típicas do profissional de Administração.

Essa iniciativa do CRA-PE visa garantir que os cargos em questão sejam ocupados por profissionais qualificados e registrados no Conselho Regional de Administração, em conformidade com o artigo 2º da Lei 4.769/65, que estabelece atividades privativas dos bacharéis em Administração.

A fiscalização do exercício profissional é uma prerrogativa fundamental do Sistema CFA/CRAs, que tem como principal objetivo proteger a sociedade e assegurar a integridade das áreas de atuação dos administradores. Isso está em total acordo com o artigo 8º “b” da Lei 4.769/65, que determina que os Conselhos Regionais de Administração têm a finalidade de fiscalizar o exercício da profissão de Administrador em suas respectivas jurisdições.

O CRA-PE reafirma o seu compromisso com a fiscalização e regulamentação da profissão de Administração, garantindo que apenas profissionais qualificados exerçam atividades que são de sua competência. Essas ações visam a manter a excelência e a qualidade na prática da Administração em Pernambuco, além de contribuir para a proteção dos interesses da sociedade e das instituições públicas e privadas.