No momento você está vendo CRA-PE participa do 6º Congresso Pernambucano de Municípios e Apresenta Índice de Governaça Municipal (IGM-CFA)

CRA-PE participa do 6º Congresso Pernambucano de Municípios e Apresenta Índice de Governaça Municipal (IGM-CFA)

O Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA-PE) marcou presença no 6º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado de 28 a 30 de agosto e organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). O evento teve como objetivo discutir questões relacionadas ao municipalismo, promovendo uma gestão sustentável e inovadora. A presença de autoridades dos três níveis de governo, especialistas e representantes da sociedade civil reflete o compromisso com o fortalecimento dos municípios.

No segundo dia do evento (29), o Vice-presidente e Diretor de Relações Institucionais do CRA-PE, Adm. Jefferson Henrique, apresentou o Índice de Governaça Municipal IGM-CFA em um painel temático sobre “TECNOLOGIAS A SERVIÇO DA GESTÃO”. A sessão também contou com a participação de representantes do Porto Digital, UPE, SECTI (Usina Pernambucana de Inovação) e da Diretora do Processo Eletrônico Nacional/MGI, que compartilharam soluções tecnológicas para aprimorar a gestão pública municipal.

Sobre o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA)

O Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) foi criado para auxiliar gestores públicos a identificar oportunidades de melhoria em seus municípios por meio de dados consolidados. A estrutura do índice se baseia na análise de dados brutos, conhecidos como Variáveis, cujas médias formam os indicadores. As médias dos indicadores compõem as dimensões e, por sua vez, a média das dimensões gera a nota geral do IGM/CFA.

A versão atualizada de 2023 do IGM/CFA incorpora os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e considera diretamente dados da autarquia federal, como o indicador fiscal, ao invés de depender de informações fornecidas pela Firjan. O cálculo é baseado em registros do Tesouro Nacional, analisando autonomia, gasto com pessoal, liquidez e investimento. A atualização inclui registros de 2023 da CAUC e as adequações à Lei Geral, abrangendo informações de 2021 a 2023.

O IGM/CFA abrange mais de 5.500 municípios e apresenta resultados consolidados de mais de 2,4 milhões de dados coletados de diversas fontes oficiais. O evento destaca a importância da gestão municipal profissional, sendo uma plataforma aprovada por diversos profissionais para auxiliar no aprimoramento das políticas públicas municipais.